A importância da Cipa no local de trabalho

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As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – Cipas são órgãos de representação nos locais de trabalho que têm como tarefa cuidar e zelar por adequadas e seguras condições nos ambientes de trabalho, observando e relatando condições de risco, solicitando ao empregador medidas para reduzi-los e eliminá-los, bem como para prevenir a ocorrência de acidentes e doenças. Cabe-lhes, ainda, orientar os trabalhadores e empregadores quanto à prevenção de tais eventos.
Para a eficácia da atuação da Cipa e para que tenha liberdade para atuar na defesa da saúde dos companheiros de trabalho, garante-se aos representantes dos empregados estabilidade provisória no emprego semelhante à dos dirigentes sindicais, diz a Constituição Federal no artigo 10, II a do ADCT – que a estabilidade do empregado eleito para cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes, vai desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
Por esse e outros motivos, lembramos que no dia 6 de maio, a partir das 9h, o Sindicato vai promover o seminário “Saúde e Segurança do Trabalhador”. A presença dos cipeiros, militantes e dos trabalhadores e trabalhadoras é muito importante para contribuirmos com a redução do alto índice de acidentes que ainda ocorrem no ambiente de trabalho.
 
 

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