O assédio moral no trabalho

em .

É uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas.
Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho.
O assédio pode assumir tanto a forma de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) quanto indiretas (propagação de boatos, fofocas e exclusão social, postagens vexatórias em redes sociais), no local de trabalho.
As práticas de assédio moral podem se dar tanto do chefe para seus subordinados (assédio descendente), como dos subordinados para seus superiores (assédio ascendente), ainda entre os colegas de trabalho, ou podem ser mistas, isto é, entre superiores, colegas e/ou subordinados.
As ações decorrem das relações interpessoais e/ou do assédio organizacional (quando a própria organização incentiva e/ou tolera as ocorrências).
O assédio nem sempre é intencional. Às vezes, as práticas ocorrem sem que os agressores saibam que o abuso de poder é uma forma de violência psicológica. Porém, isso não retira a gravidade do assédio moral e dos danos causados às pessoas, que devem procurar ajuda para cessar o problema.
As vítimas de assédio moral muitas vezes são identificadas em grupos que já sofrem discriminação social, tais como mulheres, homossexuais, pessoas com deficiências, idosos, minorias étnicas, entre outros.
A melhor alternativa é prevenir o assédio moral e a discriminação no ambiente de trabalho, visto que, após a ocorrência do dano, a vítima até poderá ser indenizada, ou ainda ocorrer uma condenação coletiva. No entanto, o estado psicológico do assediado pode ficar comprometido pelo resto da vida.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, procure o Departamento Jurídico do Sindicato nas sedes em Santo André e em Mauá.
 

Fale Conosco

  • Sede Santo André
    Rua Gertrudes de Lima, 202 - Centro - Santo André
    Telefone: (11) 4993-8999 - Veja o Mapa

  • Sede Mauá
    Avenida Capitão João, 360 - Matriz - Mauá
    Telefone: (11) 4555-5500 - Veja o Mapa